“É ótimo ter o próprio carro e não depender do péssimo serviço de transporte público das cidades brasileiras. Porém, o proprietário de um automóvel precisa ter consciência de que a falta de manutenção no veículo é uma irresponsabilidade que pode causar graves acidentes. Dirigir com pneu careca é uma das maiores causas desses desastres. Para que você entenda o perigo ao qual você e passageiros estão expostos, veja a seguir uma lista de riscos que você corre ao dirigir com pneu careca!
Redução da capacidade de frenagem
Com o pneu gasto, a frenagem do veículo fica muito comprometida. Isso ocorre porque, com a borracha gasta, a aderência ao solo diminui. E você sabe que, durante a frenagem de emergência, o carro desliza por um espaço muito maior até parar. A dificuldade em parar ocorre mesmo em carros equipados com freios ABS. Esse dispositivo impede que as rodas travem, diminuindo a pressão do sistema. Mas com os pneus carecas, o ABS tem que reduzir muito a força da frenagem, aumentando consideravelmente o espaço para imobilizar o carro. Os resultados mais comuns são batidas na traseira dos outros carros, atropelamentos e engavetamentos.
Aumento das chances de derrapagem
Da mesma maneira que fica mais difícil parar o carro com pneus carecas, fica complicado também para arrancar sem derrapar. Para quem mora em cidades com muitas ladeiras como Belo Horizonte, por exemplo, é um problema. O risco é ficar na mão quando é preciso arrancar rápido, como em cruzamentos movimentados. Além disso, para quem dirige com pneu careca em estradas de terra, a chance de ficar preso em um atoleiro é muito maior.
Problemas com a estabilidade do veículo
Entrar em curvas com pneus gastos é contar muito com a sorte. Com a força centrífuga puxando o veículo para fora da curva, a probabilidade de sair da pista ou rodar com o carro é muito grande, também por conta do pneu gasto ser mais escorregadio. Mesmo que o carro tenha recursos como controle de estabilidade, o dispositivo não consegue fazer milagres.
Riscos de aquaplanagem
Ao dirigir com pneu careca em piso molhado, a água não tem por onde escoar, pois essa é a função dos sulcos que deixaram de existir. Assim, uma pequena camada de água fica entre os pneus e o solo. Se já era difícil frear ou controlar o carro em pisca seca, na molhada fica impossível.
Penalidades ao dirigir com pneu careca
Além dos riscos de acidentes, ao dirigir com pneu careca o condutor assume também o risco de ser multado. Conforme o art. 230 inciso XVIII do Código de Trânsito Brasileiro, dirigir automóvel em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, é infração grave, passível de multa no valor de R$ 195,23 mais 5 pontos na CNH e retenção do veículo. Perceba que o valor da multa é quase o mesmo cobrado por um pneu de primeira linha aro 13 ou 14 poegadal. Então, não espere ser multado e use o dinheiro para trocar os pneus.
Para aumentar a durabilidade dos pneus e não correr riscos de acidentes ou ser multado, adote o hábito de levar o seu carro a uma loja de pneus de confiança a cada 5 ou 10 mil km para fazer o rodízio dos pneus, alinhamento e balanceamento. Dessa forma, você acaba fazendo economia, pois o prazo para troca dos pneus será maior.Aproveite para fazer uma verificação mais extensa, colocando o carro no elevador. Assim, é possível descobrir problemas nos pneus que você não vê na garagem, como desgaste irregular e bolhas na parte interna.
Entendeu os riscos e as penalidades de dirigir com pneu careca? Já foi multado ou sofreu algum acidente por conta disso? Conhece alguém que passou por isso? Comente abaixo e compartilhe suas histórias conosco e com os demais leitores.