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Tudo o que você precisa saber sobre revisão de freios

“Potência não é nada sem controle”. Essa que é uma das melhores frases do universo automotivo, criada por uma fabricante de pneus, retrata a real função do sistema de freio. Nossa ação instintiva de pisar no pedal quando surge a necessidade de parar o veículo, aciona um sistema complexo, constituído de inúmeros componentes e cada vez mais monitorado pelo sistema eletrônico do automóvel.

Formado por conduítes, lonas, pastilhas, cilindro mestre e de rodas, servo freio, tambor, entre outros componentes, o freio é essencial para o bom funcionamento do veículo.Eles são os principais responsáveis por uma direção segura, pois fazem o seu carro parar diante de alguma situação de perigo, além de permitir que os declives e curvas sejam conduzidos de maneira adequada.

Se os freios não passam por uma manutenção frequente e eficaz, consequências indesejáveis podem acontecer, como danos em componentes contaminados pelo fluído vencido, ou transtornos em função de colisões, envolvendo o seu veículo. Leia o post a seguir e entenda a importância de uma revisão de freios bem-feita.

O que é revisão de freio?

Esse procedimento visa identificar o estado das peças do sistema de frenagem, como as pastilhas, discos, sistema hidráulico, sistema eletrônico (se for o caso) e higienização do sistema. Normalmente, a revisão de freio é realizada a partir de uma quilometragem específica percorrida pelo veículo ou antes de uma viagem mais longa com o carro, garantindo assim, seu pleno funcionamento. É importante que a revisão de freio seja realizada por uma empresa de sua confiança e preferencialmente uma semana antes da viagem, possibilitando ajustes quando necessário.

Qual é o objetivo da revisão de freio?

Fora a garantia de segurança na frenagen, a revisão de freio também serve para solucionar problemas, como ruídos indesejáveis, trepidações, falhas no acionamento, etc. Neste momento é possível avaliar a condição do fluído, componente do sistema hidráulico, que perde sua viscosidade com o tempo, através da absorção de umidade. Fundamental saber o estado em que ele se encontra para não prejudicar a integridade dos conduítes e demais componentes do sistema.

Qual é a frequência ideal para revisar o freio?

Normalmente, as peças que compõem o sistema de freio funcionam bem até os 20.000 km. Sabendo que as condições de uso podem variar consideravelmente, o que pode provocar um desgaste prematuro de algumas peças que compõem o sistema, o ideal é que a revisão de freio seja feita antes do carro atingir essa quilometragem.

Após os 20.000km a manutenção deste sistema deve ocorrer mediante uma avaliação técnica a cada 5 ou 10 mil km ou caso seja percebido alteração no uso do freio. Algumas características percebidas no uso do automóvel permitem perceber que algo está ocorrendo de forma irregular, como:

registro no painel: apresenta falha no ABS, baixo nível do fluído e algumas pastilhas possuem um sensor que informa a necessidade da sua substituição;

pedal de freio baixo: normalmente, ocorre pela falta de fluído (indicação no painel) ou falha no cilindro mestre/roda;

trepidar o volante: este sintoma ao frear pode ser sinal de disco de freio ou cubo empenado;

ruído “ferro com ferro”: este barulho durante a frenagem, normalmente, é um sinal de que as pastilhas estão desgastadas e precisam ser substituídas.

Quais são as peças verificadas na revisão de freio?

O sistema de freio deve sempre apresentar um perfeito estado de funcionamento e trabalhar em harmonia com a suspensão do veículo. Outro aspecto importante, nesse sentido, é a calibragem dos pneus, que precisa estar adequada para que o carro freie de forma suave e segura. Periodicamente o sistema de freio do veículo deve ser revisado e substituído os componentes com desgaste ou avaria localizada. Confira, a seguir, as peças verificadas na revisão:

Servo freio

Imagine o esforço que você teria que fazer para parar o carro, caso o pedal de freio não tivesse um auxiliar? O responsável por esse “alívio” é o servo freio. Ao pisar no pedal de freio, ativamos uma haste ligada ao servo freio, que aciona o cilindro mestre. Esta peça possui um reservatório de fluido que, com a pressão exercida no líquido deslocado pelo conduíte, aciona o embolo do pistão, isso permite a movimentação da pastilha/lona ao encontro do disco/tambor, obrigando a roda a diminuir a velocidade e consequentemente o veículo. Rompimento do diafragma ou obstrução nas mangueiras do sistema hidráulico podem fazer com que o acionamento fique extremamente pesado.

Cilindro mestre

Este componente possui dois modelos (simples/duplo) todos com a mesma função de acionar a pressão do sistema hidráulico, sendo necessária no fluído uma perfeita viscosidade para evitar danos nas gaxetas internas do cilindro mestre. Normalmente, a manutenção é realizada, limpando o reservatório e ao “sangrar” o fluído, evitar qualquer entrada de ar no sistema.

Pinças de freio

A verificação das pinças de freio ocorre para garantir que elas estejam empurrando o êmbolo da maneira correta, além de verificar se a ancoragem não apresenta travamento. Isso evita que as pastilhas se desgastem prematuramente e que o sistema superaqueça.

Pastilhas e discos de freio

De maneira efetiva, a pastilha e disco de freio são os principais componentes que fazem as rodas pararem quando o motorista freia o carro. Por isso, a manutenção rotineira dessas peças é fundamental. Aqui, o principal cuidado é em relação à verificação da espessura do disco. Caso ele esteja demasiadamente fino, corre o risco de trincar ao chegar a uma temperatura alta. Outro fator a ser avaliado são possíveis empenos ou quinas na superfície do disco, avaria que provoca ruídos e trepidações. Atualmente equipamentos de reparo (desempeno) permitem a reparação do disco de freio com total assertividade. No caso das pastilhas, o mecânico verifica seu desgaste e principalmente, a condição física do material de atrito, não devendo apresentar um aspecto “envidraçado”.

Fluído de freio

No fluído de freio, deve ser observado, a capacidade de lubrificação, seu ponto de ebulição e sua viscosidade. Como se trata de uma análise que exige uma série de testes, normalmente, o fluído de freio é trocado conforme as recomendações que constam no manual do proprietário do veículo. Nesse caso, essa é a atitude mais correta a ser feita. Como você pode perceber, por mais que o sistema de frenagem pareça algo complexo, a revisão de freio é bem simples quando você procura a empresa correta.

Deseja saber mais uma dica importante? Entre em contato conosco e conheça a nossa revisão de freio, entre outros serviços disponíveis para seu veículo!


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