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Problemas na suspensão do carro: veja aqui quais são os principais!

Problemas na suspensão do carro podem ser difíceis de diagnosticar. Geralmente, é muito fácil sentir que há algo errado com o veículo, mas identificar a origem do problema é um desafio à parte. Amortecedores desgastados, batentes, molas, terminais ou pivôs defeituosos podem causar estragos no seu automóvel e tornar seu carro inseguro para dirigir. O que deve ser compreendido é que uma peça da suspensão que não está com funcionamento adequado pode causar um efeito dominó, com consequências para os demais componentes do veículo. Protelar a substituição do componente defeituoso acaba gerando um custo bem mais elevado na manutenção do automóvel.

Leia mais sobre alguns dos sintomas mais comuns na suspensão de um automóvel, acompanhando o post na íntegra. Boa leitura!

Entenda os problemas mais comuns

Zunir é o ruído mais percebido pelos motoristas

Este som normalmente é vinculado a uma falha na suspensão (transmissão), quando o rolamento de roda perde sua lubrificação ou danifica suas esferas, mas na maioria das vezes este ruido tem origem nos pneus com desgaste irregular. Os veículos equipados originalmente com pneus para uso misto, quando atingem 10mil km rodados, na sua grande maioria, começam a apresentar um desconforto no nível de ruído. Este tipo de pneu, composto de blocos mais largos, necessitam de frequente rodizio, ideal a cada 5mil km, contudo essa sugestão nāo consta no manual do proprietário. O problema pode ser agravado quando o motorista protela esse procedimento, “rodizio”, para uma quilometragem superior aos 10mil km sugeridos, correndo o risco de comprometer um possível ajuste do pneu, que permita eliminar o ruído e corrigir o desgaste irregular. A consequência proveniente da falta do rodízio, a rumorosidade, ocorre também nos pneus de uso urbano, quando o motorista não efetua o rodízio dos pneus, definido no manual.

Batida seca ao trafegar

Quando você utiliza seu veículo e sente que, a cada pequeno buraco ou irregularidade de pista, o carro sofre com um impacto “seco”, isso normalmente quer dizer que os amortecedores podem estar com sua ação comprometida ou coxins danificados. Essa falta de suavidade ao passar por esses tipos de obstáculos pode indicar problemas na suspensão do carro e isso definitivamente não deve ser tratado como uma característica natural do automóvel.

Veículo não responde bem em curvas ou “puxa” para um lado

Com o sistema de suspensão apresentando alguma falha, muitas vezes, você sentirá o veículo “à deriva” ou “puxando” quando estiver esterçando o volante ou até mesmo em linha reta. Isso significa, basicamente uma anomalia na suspensão ou no alinhamento da direção, não permitindo que o veículo permaneça estável, aumentando o risco de um acidente. Se você sentir essa sensação, é hora de levar o carro para uma empresa de confiança, solicitar um diagnóstico e reparar o mais breve possível.

“Mergulhos de frente” ao parar o veículo

Quando os amortecedores estão desgastados, é provável que você sinta o corpo do veículo sendo empurrado para frente e para baixo ao frear mais bruscamente. Isso pode realmente afetar sua capacidade de parar o carro de forma ágil (uma suspensão defeituosa, pode aumentar o tempo de parada em até 20%). Os fabricantes de amortecedores recomendam a substituição deste componente aos 40 mil km rodados, ou caso apresentem vazamentos antes desta quilometragem. Quando o motorista sentir a necessidade de avaliação da ação dos amortecedores, o teste eletrônico deste componente é possível e permite a melhor tomada de decisão para sua substituição. (procurar empresa com Teste de Amortecedores)

Bandas de rodagem dos pneus com desgastes irregulares

Dê uma verificada nos pneus do seu automóvel. Se você notar que as bandas de rodagem, ou seja, a superfície deles, estão desgastadas de forma irregular, ou com partes “carecas”, isso geralmente é um sintoma de que a suspensão ou o alinhamento esta desconforme, concentrando o peso do veículo em pontos específicos dos pneus. Esta anomalia também provoca o ruído mencionado no texto acima.

Amortecedores com um aspecto oleoso

Se você puder olhar sob o veículo e verificar diretamente os amortecedores, observe se eles lhe parecerem oleosos, caso positivo, há uma boa chance de que estejam sofrendo algum vazamento de fluido e, portanto, não funcionarão corretamente.

Ruído semelhante ao som “TuhTuh”

O som seco, proveniente da parte dianteira do veículo pode sinalizar folga nos pivôs da direção. Quando isso ocorrer o motorista deve imediatamente solicitar um diagnóstico da suspensão, pois o próximo passo (quando o ruído for realmente do pivô) é a possível quebra e soltura da roda do conjunto da suspensão.

Um antigo procedimento “teste do balanço”

Há alguns anos atrás, grande parte dos motoristas tinham como hábito: Com o carro estacionado, pressionar a frente do veículo com todo o seu peso, inclinando-o para baixo algumas vezes, e depois soltando. Quando o carro continuava a balançar mais de duas vezes depois de soltá-lo, era o indício de problemas na suspensão do carro. Este procedimento não é adequado, sendo sugerido a visita a uma empresa especializada para um diagnóstico profissional.

Surpresa ao efetuar a troca dos pneus

Como as peças do automóvel vāo desgastando gradualmente o motorista acaba por se acostumar com esta nova dinâmica de funcionamento e conforto do veículo. No momento que o motorista precisa substituir os pneus e leva o veículo em uma empresa que avalia o sistema de suspensão, antes da instalação do mesmo, evitando que o produto tenha um desgaste prematuro, alguma da vezes é surpreendido por um orçamento “fora do planejado”. Neste momento avalie juntamente com o mecânico/consultor técnico a melhor alternativa e programe o reparo, resgatando a melhor performance do seu automóvel.

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